Porto de Galinhas


Maior pólo turístico do litoral de PE possui natureza intocada e badalação. Porto de Galinhas garante diversão para casais apaixonados, famílias, adolescentes e jovens e reúne roteiros turísticos distintos ao longo de sua orla, dependendo das pedidas dos visitantes.

 porto galinhas

Porto de Galinhas se localiza no município de Ipojuca, que oferece mais de 18 quilômetros de praias de areia branca e batida com águas transparentes e mornas, repletas de coqueiros e afastadas do burburinho urbano, apesar de sua curta distância: apenas a 60 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, capital de Pernambuco.

São sete praias contínuas, desde a Praia de Camboa, passando pelas praias de Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas até chegar a Maracaípe e Pontal de Maracaípe. As piscinas naturais são inesquecíveis. Suas águas mornas (média de 28ºC / 90ºF) e cristalinas, transformam-se em verdadeiros aquários formados pelos bancos de corais.

Praia porto galinhas

Se falarmos dos hotéis, aí é que o turista fica mesmo maravilhado. Porto de Galinhas possui uma extensa rede de hotéis de referência internacional e resorts que se equiparam aos melhores do mundo com acomodações tão próximas das praias que, muitas vezes, é possível dormir ao som das ondas do mar. A gastronomia é mais do que diversificada: variando dos frutos do mar à massa italiana ou aos pratos preparados com molhos de frutas e raízes da região.

porto galinhas gastronomia

 ENGENHOS

Além de Suape e das praias, Ipojuca possui diversos engenhos que, ao longo da história antes do surgimento das usinas, produziram e exportaram açúcar para a Europa. Esses engenhos compõem hoje um roteiro turístico temático para os interessados na fase da civilização do açúcar, com destaques para as seguintes propriedades:
• Engenho Gaipió que hoje é pólo turístico pelo seu casarão colonial;

Engenho Gaipio Ipojuca

• Engenho Crauassu, com a sua atraente cachoeira;
• Engenho Canoas que ainda produz mel e rapadura e onde se realiza a festa de Santo Antônio;
• Engenho Trapiche, berço do famoso Conde da Boa Vista que dá nome à principal avenida do centro do Recife, capital de Pernambuco; e
• Engenho Massangana onde residiu, na infância, Joaquim Nabuco abolicionista, situado entre o Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca;

IPOJUCA Engenho Massangana

• Engenho Tabatinga da padroeira Santa Luzia. Aqui ocorreram combates de pernambucanos expulsando holandeses.

LOCALIZE-SE

Porto de Galinhas pertence ao Município de Ipojuca que se situa ao sul do Recife. Além das praias citadas, Ipojuca possui mais três praias ao sul – Enseadinha, Serrambi e Cacimbas – totalizando 32 km de litoral. É o município com o mais extenso litoral no Estado de Pernambuco.

A população de Ipojuca, segundo o censo do IBGE no ano 2000, foi de 59.281 distribuída em três distritos: Ipojuca-sede (22.200 hab), Nossa. Senhora. do Ó (que inclui Porto de Galinhas e possui 21.391 habitantes) e Camela (15.690 habitantes).

Nos útlimos dez anos, observou-se um grande crescimento populacional, resultado do crescente interesse turístico que o destino despertou no mundo e no Brasil e também do acentuado ritmo de crescimento do Complexo Industrial e Portuário de Suape, que se situa no limite norte do município, a cerca de 35 km do Recife.

HISTÓRIA

Ipojuca é um município brasileiro do estado de Pernambuco, formado pelo distrito sede, distritos de Camela, Nossa Senhora do Ó e pelos povoados das praias de Porto de Galinhas, Muro Alto, Cupe, Maracaípe, Serrambí, Touquinho, Suape e seus engenhos.

Porto de Galinhas 1969

A colonização de Ipojuca teve início em 1560, após a expulsão dos índios Caetés e outras tribos do litoral sul de Pernambuco. A partir daí, os colonos puderam migrar para as terras férteis e ricas em massapê de Ipojuca; essas terras são bastante propícias para o cultivo da cana-de-açúcar, o que causou um rápido surgimento de diversos engenhos na região. Entre os pioneiros estavam as famílias Lacerda, Cavalcanti, Rolim e Moura.

 Ipojuca Engenho Gaipio

Quando os holandeses invadiram Pernambuco, já haviam diversos engenhos estabelecidos na região. Este local participou da resistência aos holandeses, sob a liderança do Capitão-mor Amador de Araújo, em uma luta iniciada em 17 de julho de 1645. A derrota holandesa deu-se em 23 de julho de 1645.

Dessa forma Ipojuca consolidou-se como uma das mais importantes regiões do Sistema Colonial. Com dois portos – Suape e Porto de Galinhas – além da maior várzea de massapê do Nordeste, Ipojuca fazia parte do triangular comércio colonial; Galinhas ganhou esse nome porque era assim que se se referia aos escravos chegados da África, naquele período.

Convento Santo Antonio 400 anos

O distrito de Ipojuca foi criado pela lei municipal de nº 02, de 12 de novembro de 1895. A vila surgiu com sede na povoação de Nossa Senhora do Ó e depois foi transferida para a povoação de São Miguel de Ipojuca.

Com o Decreto estadual de nº 23, de 4 de outubro de 1890, a sede foi restabelecida em Nossa Senhora do Ó. Há inúmeras controvérsias sobre a data de fundação de Ipojuca, mas, segundo um vigário da freguesia seria no ano de 1596.

A origem do seu nome vem do tupi guarani Iapajuque, que significa Água Escura.

TURISMO

A principal característica turística do município não poderia deixar de ser a praia mundialmente famosa de Porto de Galinhas, eleita nove vezes consecutivas a “melhor opção de praia do Brasil” pela revista Viagem & Turismo, cuja principal atração são as piscinas naturais visitadas por milhares de turistas anualmente. Entre os muitos pontos históricos encontra-se o Convento de Santo Antônio, fundado em 1606 e tombado pelo patrimônio histórico nacional em 1937. Ele representa um grande marco do povoamento do município, além da chaminé do extinto vulcão em Camela.

Convento Santo Antonio

Mergulho em Porto de Galinhas

A melhor época para mergulho vai de Outubro até Março. Setembro e Abril são meses de transição. A temperatura media é de 28° e as condições de visibilidade, em media de 10m nos arrecifes próximo a praia, e de 25m nos mergulho em mar aberto.

porto galinhas mergulho

Piscinas Naturais em Porto de Galinhas

A grande barreira rochosa de arenito (recifes) que se estende por toda a sua costa, formando piscinas naturais. A temperatura média da água em Porto, arredores e piscinas naturais são de 28 graus centígrados.

Piscina Natural mapa brasil   porto de galinhas recife de corais

Passeios de Jangada em Porto de Galinhas

No passeio de jangada o turista é levado às áreas de mangue e de preservação do cavalo-marinho, um dos símbolos de Porto de Galinhas.

 Praia Porto Galinhas 5

Passeio de Jangada

ECONOMIA

Por conta das praias visitadas por turistas de todas as partes do mundo, Ipojuca tem como um dos principais fatores econômicos o turismo. A rede hoteleira é bastante desenvolvida, assim como a gastronômica.

O município de Ipojuca também é considerado um dos grandes pólos industriais de Pernambuco, pois ali estão situadas algumas grandes empresas surgidas ao redor do Porto de Suape. Em 2005, a Petrobras anunciou a construção de uma refinaria de petróleo em Ipojuca, justamente para aproveitar as facilidades de Suape; a refinaria traz significativo crescimento adicional para a indústria da região.

Porto-de-Suape

Além disso, por estar localizada na Região Metropolitana do Recife, também tem o setor de serviços e a indústria de transformação bastante desenvolvida. Ainda existem algumas usinas de açúcar funcionando no município.

Infra-Estrutura- Por ano, o município recebe 500 mil turistas vindos de vários estados do Brasil, principalmente de São Paulo, Minas Gerais e do Distrito Federal. A região de Porto de Galinhas oferece mais de 18 km de praias de areia branca e batida com águas transparentes e mornas repleta de coqueiros e afastadas do burburinho urbano.

porto de galinhas Foto inter 56

São sete praias contínuas desde a Praia de Camboa, passando pelas praias de Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas até chegar a Maracaípe e o Pontal. Sem mencionar que Porto foi selecionada, nos últimos nove anos consecutivos, como a melhor praia do Brasil pela enquête da Revista Viagem e Turismo.

 porto de galinhas 4

Porto de Galinhas, que pertence ao município de Ipojuca, possui hoje uma extensa rede de serviços que atende aos mais variados gostos e grupos de turistas, residentes e visitantes.

porto galinhas Foto inter 18

O turista poderá contar em Porto de Galinhas e nos distritos vizinhos de N. Sa. do Ó e Ipojuca sede:
•Cerca de vinte hotéis e resorts de ótima qualidade;
•Cerca de cem pousadas e chalés;
•Cerca de setenta restaurantes de varias especialidades, predominando pescados, mas incluindo também churrascarias, italianos, japoneses, pizzarias, crepes, regionais, feijoada, etc.
•Uma dezena de bares e boates para diferentes tipos de gostos;
•Serviços médicos, odontológicos, laboratórios e hospitais (em N.Sa. do Ó e Ipojuca);
•Uma boa rede de farmácias, supermercados, serviços de mecânica automotiva;
•Agências de viagem, locadoras de automóveis, bugres, motos, serviços de passeios ecológicos e de prática de esportes náuticos;
•Agências bancárias, quiosques 24 horas, lan-houses e cybercafes;
•Extensa rede comercial de arte e artesanato.

porto de galinhas artesanato

PRAIAS

Porto de Galinhas, localizado no Litoral Sul de Pernambuco, é o balneário mais badalado do país. Isso porque sua beleza natural encanta turistas do Brasil e do Exterior. A extensa faixa de areia branca, os coqueirais e as águas transparentes tornam as praias de:

porto de galinhas 10

No balneário, a diversão é garantida. Lá, o visitante encontra várias opções de entretenimento:

pe porto galinhas mapa praias

– passear de bicicleta, jangada, jet ski ou buggy;

– mergulhar nas piscinas naturais de Porto de Galinhas, em companhia de peixes tropicais;

– conhecer o cavalo-marinho – animal ameaçado de extinção – no projeto Hippocampus, no Pontal de Maracaípe;

– fazer trilhas;

– surfar nas praias de Cupe e Maracaípe;

– realizar manobras radicais sob quatro rodas no Porto Skatepark;

– curtir os agitos dos bares e restaurantes da Vila de Todos os Santos, em Maracaípe;

– fazer compras na Vila dos Pescadores, no Centro de Porto de Galinhas;

-caminhar à beira-mar;

 Camboa

Quem chega à praia de Camboa logo escuta o som do mar, de tão silenciosa que é a praia. Um manguezal e paisagem de coqueiros complementam a praia, que é pouco procurada pelos turistas e moradores.

Seu nome deriva do tupi e significa águas tranqüilas. É exatamente isso que o visitante encontra ao longo dos seus 1500m de praia. Além da areia clara e coqueiros em toda sua o extensão, os arrecifes formam uma grande piscina natural que proporciona um banho em águas calmas e pouco profundas, numa praia semi-deserta. Dela se avista o Porto de Suape e para foz do Rio Ipojuca. O acesso deve ser feito de bugre ou a pé a partir da Praia de Muro Alto. Alguns guias turísticos também a denominam Praia da Gamboa (com a Letra “G”). No entanto os mais antigos moradores de Porto de Galinhas a chamam de Praia da Camboa (com a Letra “C”).

praia-de-camboa

A praia de Camboa é a mais próxima do Porto de Suape. O local é uma boa indicação para realizar um passeio em grupo. Quando você for a Camboa vai encontrar:

 – região deserta;
– belo coqueiral;
– águas mornas e calmas;
– piscinas naturais na maré baixa.

Muro Alto

Uma piscina natural com 3km de extensão. Assim é Muro Alto. O tal muro é uma barreira de areia que isola a praia emoldurada por coqueiros. A formação de arrecifes que cria uma imensa piscina natural, sem ondas e muito clara. Não há como resistir a horas e horas dentro d’água. Pequenos barcos a vela e caiaques também são ótimas opções de lazer.  Muro Alto abriga luxuosos resorts.

Praia muroalto

É em Muro Alto que existe a piscina natural mais profunda da região de Porto de Galinhas, com até 10m de profundidade, boa para nadar.

praia de muro alto

É possível alugar-se um bugre para fazer um passeio pela região até Pontal de Maracaípe (onde após alugar uma jangada pode-se ver os cavalos marinhos) ou até a locais mais afastados.

porto galinhas passeio Jipe

A praia também é conhecida pelo complexo de resorts, hoteleiros e residenciais, de alta qualidade que atrai turistas do mundo todo e celebridades nacionais.

Cupe

Está localizada ao norte da Vila de Porto de Galinhas e é mais uma opção de lazer para quem visita a localidade. São 4,5 mil metros de praia em torno do Pontal do Cupe, onde existem arrecifes que formam piscinas boas para banho. Acesso pela estrada de Muro Alto asfaltada a partir do Posto da Policia Rodoviária na rodovia PE9. Após 1km da estrada de Muro Alto fica o caminho não pavimentado que, pelo meio da mata, dá acesso a praia. Nos trechos sem arrecifes, a praia tem muitas vezes ondas fortes e exige atenção redobrada dos banhistas. Por isso alguns surfistas costumam pegar ondas no local.

pe cupe

A Praia do Cupe concentra a maior parte dos hotéis e pousadas, diversos situados na beira mar. Também reúne muitas casas de veraneio, em geral organizadas em condomínio.

praia do cupe

Porto de Galinhas

Eleita em 2009 pela 9ª vez a melhor praia do Brasil pelos leitores da Revista Viagem e Turismo, é a praia do Nordeste mais conhecida no sul do Brasil e adquiriu fama internacional.  São 4 km de praia de areia branca e batida, coqueiros, águas transparentes e mornas. Suas piscinas naturais – as mais fáceis de chegar de todo o NE do Brasil (basta 5 minutos de jangada alugada ali mesmo no centrinho da Vila) – oferecem, além do banho, a possibilidade de apreciar seus peixes coloridos.

recife de peixes

O crescimento turístico de Porto obrigou os poderes públicos a dotá-la de infra-estrutura conveniente para atender a todos com o conforto necessário de dia e de noite.

Como é central, a Praia da Vila de Porto de Galinhas, além de pousadas próximas a praia, reúne a maior quantidade de atividades e serviços turísticos de dia e de noite.

pe porto galinhas Foto inter 55

Porto de Galinhas conta com cerda de vinte hotéis e resorts, mais de cem pousadas, além de cerca de mais dez de dez bares e lanchonetes, cerca de setenta restaurantes, cinco supermercados, (veja na seção Telefones Úteis), além de diversas lojas comerciais e de artesanato. Seu comércio funciona normalmente até mesmo depois da meia-noite, principalmente nos períodos de alta estação.

 porto de galinhas

Na praia de Porto de Galinhas é possível alugar uma jangada até as piscinas naturais, alugar um bugre para realizar um passeio até as demais praias da região, alugar equipamento de mergulho, e diversas outras atividades

Maracaípe

A Praia de Maracaípe é conhecida como o paraíso dos surfistas, pois ele já entrou para o calendário nacional e internacional do surf em decorrência de suas águas claras e ondas fortes. É por isso perigosa para banho. Seu clima é jovem e descontraído.

 pe praia de maracaipe

Maracaípe conquista o visitante por sua beleza natural e extensa rede de coqueiros. O acesso por carro é possível através de uma estrada que acompanha a areia da praia em quase toda sua extensão até a Vila de Todos os Santos onde se encontram bares e restaurantes, praticamente, à beira-mar. Em geral, é preciso cuidado para não atolar o carro em alguns trechos de areia fina.

Pontal Maracaípe

Formada na foz do rio Maracaípe, o Pontal de Maracaípe oferece como atrativo águas mornas e claras. É uma excelente opção de banho para quem gosta de águas tranqüilas.

Quem vai até a Praia de Maracaípe sempre chega até a Praia do Pontal. Lá, você vai encontrar bancos de areia e bancos de corais. Vale também um passeio pelo rio Maracaípe para apreciar os seus manguezais à margem.

pe praia pontal do maracaipe

 No Pontal existem algumas atrações que merecem atenção:

• Passeios de jangada pelos manguezais;
• passeios de lancha e caiaque;
• Caminhadas por trilhas ;
• Projeto Hippocampus, onde é possível conhecer o habitat do cavalo-marinho;
• Almoço na beira do rio, com direito a quiosque em alguns dos bares e restaurantes que lá existem.

Experimente essas atividades: alugue uma jangada para passear pelo rio, apreciar seus manguezais e conhecer os cavalos marinhos que normalmente o jangadeiro consegue encontrar debaixo d’água e apanha com uma garrafa de vidro transparente, para depois devolvê-los ao mar.

Cavalo Marinho

Enseadinha

A Praia de Enseadinha fica do outro lado do Pontal de Maracaípe e tem características semelhantes: arrecifes de corais, ondas fracas, vegetação de mangues.É, em geral, uma praia deserta. Vale um passeio em grupo.

 Enseadinha mangues

Na maré baixa é possível atravessar a pé do Pontal até a Praia de Enseadinha. Além desta forma de acesso a única outra possibilidade é a caminhada a pé partir da Praia de Serrambi.

O que existe para fazer?
Na Praia de Enseadinha existem algumas atrações para o visitante:
• passeios de jangada pelos manguezais;
• passeios de lancha e caiaque;
• caminhadas por trilhas;

 praia da enseadinha1

Faça um passeio em grupo por essa Praia praticamente deserta e se tiver disposição estique a caminhada até a Ponta de Serrambi, mas lembre-se, para voltar a pé para o Pontal, só é possível atravessar com maré baixa. Caso você tenha perdido a hora, volte por Serrambi onde pode ser possível alugar um táxi ou um bugue para voltar a Porto de Galinhas. Por via das dúvidas leve um numero de telefone de táxi, moto-taxi ou da Associação de Proprietário e Condutores de Bugues.

Serrambi

Uma praia tipicamente de veranistas, Serrambi fica vizinha a Maracaípe. Logo, quando chegamos à Vila de Porto de Galinhas, pegamos à direita uma pista com sinalização rodiviária (12 km) que levará até a praia de Serrambi. No caminho, a Igreja do Outeiro fica bem no alto, abençoando a quem está chegando.

A praia de Serrambi não tem o agito que a sua vizinha (Porto de Galinhas). É um lugar para você descansar, relaxar e curtir a natureza. Ótima para uma caminhada no final da tarde, ou para um delicioso banho nas piscinas naturais formadas pelos recifes de corais, que dão o charme a essa praia. Conheça a “Piscininha”, onde uma parte dos rochedos de corais deixa a água passar formando uma pequena piscina quando a maré fica seca. Passeios de barcos levarão você a conhecer o santuário ecológico do Rio Serinhaém, com os manguezais e um cenário que merece estar em seu álbum de fotografias.

 praia de serrambi

As riquezas de Serrambi vêm do fundo do mar, dos corais que surpreedem quem passa pela praia. Na maré baixa, piscinas naturais são a principal atração do local. Em qualquer época do ano, praticantes de mergulho podem exercitar ali o esporte, com saídas para conhecer naufrágios na profundidade das águas cristalinas.

No passado, só havia em Serrambi a vila de pescadores e um açude, chamado pelos moradores de Pocinho, de onde se podia observar peixinhos coloridos. Nos dias atuais, a praia conta com infra-estrutura de bares e casas de veraneio, mas segue com seu estilo rústico.

Cacimbas

A Praia das Cacimbas é, na verdade, uma grande piscina natural de águas cristalinas, rodeadas por recifes. Aliás, daí vem o nome que a popularizou: cacimbas são recipientes de armazenamento de água. Esta praia é boa para o banho de mar, mas só na maré baixa, pois em alguns trechos o mar agitado forma ondas ideais para o surfe.

praia das cacimbas

Cacimbas possui também grutas esculpidas em pedra pela força do mar. Devido a sua posição geográfica, proporciona um lindo pôr-do-sol. A principal atração é uma formação de recifes de arenito com cerca de 50 m de largura. Quando a maré desce, formam piscinas naturais de águas calmas e mornas. A formação de Cacimbas ainda oferece grutas esculpidas pelas águas do mar, uma verdadeira obra de arte.

Toquinho

Barreira de recifes, areia branca e batida e piscinas naturais caracterizam a Praia de Toquinho: uma praia reta, cercada por coqueiral. Aliás, nos anos setenta, toda a região contemplava uma fazenda de cocos. E foram justamente esses tocos de coqueiros que deram origem ao nome da praia.

 Toquinho é uma praia calma, pouco freqüentada pelos turistas e com mar agitado. Há condomínios de luxo no entorno e, na orla, bares simples, que servem petiscos, bebidas e água de coco.

  praia de toquinho

Ao sul, a praia faz divisa com Barra de Sirinhaém, no município vizinho de Sirinhaém, sendo possível, inclusive, avistar de suas terras a bela Ilha de Santo Aleixo.

O QUE VER E FAZER

Por terra ou mar, os passeios são as grandes atrações de Porto de Galinhas. Os de bugre permitem conhecer grande parte das praias, enquanto as jangadas levam às piscinas naturais repletas de peixes coloridos. Já os barcos apresentam a deserta ilha de Santo Aleixo, perfeita para mergulhos profundos.

 

porto sirinhaem

Os cenários paradisíacos de Porto de Galinhas não são apenas para contemplar. Os bons ventos, as piscinas naturais e os picos com boas ondas incentivam à prática de esportes como o surf e o kitesurf realizados na praia de Maracaípe; esqui aquático, wakeboard e jet-ski na praia de Muro Alto; e mergulho profundo na Ilha de Santo Aleixo, repleta de naufrágios. A região é generosa também com os amantes do ecoturismo, oferecendo atividades como trilhas, cavalgadas ecológicas e visita aos manguezais do Pontal de Maracaípe.

Passeio de jangada às piscinas naturais

Jangadas coloridas partem da praia da vila e levam às enormes piscinas formadas na maré baixa, que ficam a 200 metros da costa e a cinco minutos de viagem. Para aproveitar ao máximo o mergulho em meio aos peixes coloridos é bom ter em mãos máscara e snorkel – normalmente, as jangadas já oferecem o kit, incluindo ração para atrair os animais. Os aquários naturais são cercados por bancadas de recifes, sendo aconselhável usar calçados que possam molhar durante o passeio – é a única maneira de evitar machucados ao pisar em corais e ouriços.

porto galinhas passeio jangada

 

Passeio de jangada pelo rio Maracaípe

O passeio leva às áreas de mangue e de preservação do cavalo-marinho, um dos símbolos de Porto de Galinhas. No acesso para a praia de Serrambi fica a sede do Projeto Hippocampus, de proteção da espécie. No local há exposição de aquários com cavalos-marinhos encontrados na região.

 Passeio jangada cavalo marinho

 

Passeio de bugue

Para desfrutar a paz e as belezas das praias de Muro Alto e Pontal de Maracaípe faça um passeio de bugue. É a maneira mais ágil, além de mais emocionante, de curtir os cenários mais tranqüilos de Porto de Galinhas.

passeio bugre

Passeios a Cavalos

As paisagens de Maracaípe, emolduradas pela Mata Atlântica, manguezais e praia de águas azuis e areias brancas são perfeitas para passeios a cavalo. A atividade dura cerca de uma hora e meia e é feita com acompanhamento de guia.

SKATE

Porto de Galinhas tornou-se conhecida por ser point de concentração de quem curte esportes radicais. Dentro dessa linha, o balneário garante espaço para quem faz manobras radicais em cima de skates. Aqui, a galera pode desfrutar diariamente do Porto Skatepark – primeira pista pública de skate de Pernambuco que foi inaugurada em 2003. Localizada ao lado do Núcleo de Segurança (na entrada do balneário), a pista que serve de palco para campeonatos oferece:
– área de mais de 600 metros quadrados;
– mini ram;
– bowl;
– quarters;
– rampa de 45º;
– corrimãos;
– funbox, entre outros obstáculos.

 porto galinhas skate

 

Kitesurf

A prática de esportes radicais é uma marca registrada em Porto de Galinhas. Na praia de Maracaípe, por exemplo, um esporte que vem ganhando simpatizantes é o kite surf.Originário da França por conta das águas cristalinas e o ventos constante, está conquistando rapidamente espaço entre os praticantes de esportes radicais.

porto galinhas kite surf

 Para entender um pouco melhor como esse esporte funciona, fizemos um resumo para quem está começando:

– o kite surf é uma mistura de windsurf com esqui, wakeboard, surf e vôo livre;
– as manobras radicais são feitas em cima de uma prancha;
– o primeiro passo para quem começa é usar um kite pequeno em terra, para conseguir controle;
– é preciso adquirir os equipamentos de segurança necessários;
– em Maracaípe, há instrutores que dão cursos por 400 reais;
– um material completo com o pára-quedas e a prancha fica em torno de 1.300 dólares;
– um material usado sai por cerca de 600 dólares;
– clique aqui e confira algumas dicas de conservação do equipamento.

pe porto galinhas wind surf

Mergulho

Essa é mais uma ótima opção para você conhecer as belezas naturais de Porto de Galinhas, e praticar mais um esporte aquático, onde você pode fazer vários tipos de mergulhos desde o mergulho de livre com máscara, snorkel, nadadeiras e colete, mergulhos batismo (Primeira experiência de mergulho autônomo) com instrutores e guias qualificados, cursos básico, avançado e especialidades (Noturno, Profundo, Multinível, Busca e Recuperação).

porto galinhas Mergulho

O mergulho é um dos esportes aquáticos que vem conquistando, cada vez mais, um número significativo de simpatizantes. Muitos mergulhadores já escolheram Porto de Galinhas como ponto de encontro. Vale salientar que antes de cair na água, é preciso conhecer um pouco mais sobre esse esporte. Confira aqui algumas informações importantes:

– são duas as modalidades básicas do mergulho: o snorkel e o autônomo;
– no snorkel o mergulhador utiliza, para respirar, um tubo de borracha que permite a observação da flora e da fauna marinha.

pe porto galinhas mergulho

Com uma máscara no rosto para proteger os olhos e garantir a visibilidade, o mergulhador não desce a grandes profundidades. É preciso apenas saber boiar e manter o snorkel fora da água;
– o mergulho autônomo é escolhido por quem já praticou o snorkel e quer mais profundidade. Para isso, além de exigir um melhor preparo, é preciso que o desportista utilize cilindros de ar comprimido para garantir a respiração, colete estabilizador e pesos de chumbo para controlar a flutualidade, além de roupas neoprene para proteger o corpo;
– para praticar o mergulho autônomo é exigido curso e certificado do mergulhador. Uma das grandes vantagens desta opção é que a pessoa pode aproveitar a oportunidade tirar fotos com máquinas apropriadas, filmar ou conhecer destroços de naufrágios.

Para conhecer os pontos de mergulho em Porto de Galinhas e outras dicas sobre esse esporte, acesse o site da Aicá Diving – www.aicadiving.com.br.

Surf

Baía cercada por arrecifes com mar aberto e geografia plana que proporcionam ondulações constantes e total harmonia com a comunidade marinha. Resultado: ondas de até 2,5 metros o ano inteiro quem fazem da Praia de Maracaípe local garantido para a pratica do surf e de competições nacionais e internacionais.

A prática do surf é uma das mais procuradas por quem curte adrenalina e vem para Porto de Galinhas. E não é por acaso que o balneário sempre é freqüentado por surfistas, pois aqui eles encontram:

– a praia de Maracaípe que serve de palco para vários campeonatos nacionais. Graças à formação de uma baía natural, no local, são registradas ondas de até dois metros;
– a praia do Cupe que fica localizada na região Norte do balneário. Nesse ponto, onde já foram realizadas várias competições oficiais, os surfistas também encontram ondas fortes que permitem manobras radicais. Cupe tem vantagens como concentrar a maior parte dos hotéis de Porto de Galinhas e ser de bom acesso.

porto surf2

Vida Noturna em Porto de Galinhas

Nem só do dia vive Porto de Galinhas. A noite também é agitada e pode começar com um jantar no pólo gastronômico da Vila de Todos os Santos, na praia de Maracaípe. Em seguida, deixe-se levar pela animação dos bares com música ao vivo e das boates itinerantes montadas no centro e que oferecem os mais variados estilos – de funk a música eletrônica, passando por MPB e jazz.
Se você gosta de baladas e quer movimentação, seguem algumas dicas:

– Vila de Todos os Santos – pólo gastronômico, em Maracaípe;
– circulada pela vila de pescadores;
– boates, bares e restaurantes que costumam realizar festas e oferecer música
ao vivo, em ritmos de forró, MPB, jazz, techno, entre outros;
– shows, principalmente na alta temporada, que são divulgados pelos estabelecimentos comerciais e pelo Centro de Informações Turísticas – fone: (81) 3552.1728.

porto galinhas noite

Para quem gosta de forró, os arrasta-pés mais animados são o Santeiro bar Latino e a Birosca da Cachaça, ambos no centrinho.

Artesanato e compras em Porto de Galinhas

Ao chegar em Porto de Galinhas, o visitante observador vai logo perceber que a galinha é a fonte de inspiração do artesanato nativo. Os artesãos expressam o símbolo da Vila em diferentes enfeites, que se tornaram as mais autênticas recordações de viagem.

porto compras

Por toda a vila – em especial na Rua da Esperança – há lojinhas, barraquinhas e galerias que oferecem peças típicas confeccionadas pelos artesãos locais. Além das tradicionais galinhas de cerâmica há entalhes em madeira, pinturas em tecidos, quadros, cintos, bolsas, redes, mantas, tapetes e bordados. Instrumentos musicais, como tambores de maracatu, pandeiros artesanais e flautas de bambu, também estão à venda.

Comentários