Aldo do Caparaó


42251med8094612-mar-de-nuvens

Com suas belas montanhas cercando a cidade e uma paisagem exuberante, Alto Caparaó convida você a sentir o ar puro, beber das águas cristalinas e se apaixonar pelo povo hospitaleiro do interior de Minas Gerais.

Aqui as quatro estações do ano proporcionam momentos únicos, cada uma com sua beleza diferente.

As cachoeiras e piscinas naturais são uma excelente idéia para o verão. Com uma altitude entre 1.000 a 1.970 metros, em meio as árvores, não tem como negar um mergulho nestas águas geladas e deliciosas ao mesmo tempo.

40436med6195961-caminho-da-luz-tombos-a-alto-caparao-mg

Além disso a cidade conta com uma infra-estrutura de hotés e pousadas para atender aos turistas que querem aproveitar das maravilhas do Parque Nacional do Caparaó, o qual tem como atrativo principal o Pico da Bandeira, o terceiro maior pico do país. Com seus 2.892 metros de altitude, o Pico da Bandeira pode ser uma de suas inesquecíveis lembranças.

Alto Caparao

A Cidade de Alto Caparaó é pequena, com pouco mais de 6 mil habitantes, no entanto se desenvolve rapidamente. Só entre o ano de 2007 e 2009 foram inauguradas 2 praças publicas, calçado mais de 10 ruas e ainda está sendo construído uma creche, uma escola, e já será ínaugurado em fevereiro o novo centro de saúde.

7127109

Com um grande potencial turístico, Alto Caparaó é conhecido em todo território nacional por suas belezas naturais, através das reportagens feitas pelo fantástico, terra de minas, mais os documentários da globo news e tv senado.

normal PicoBandeira-AltoCaparaoMG

O Pico da Bandeira:

No ano de 1859, o imperador Dom Pedro II,pediu que fosse hasteada uma bandeira do império no ponto mais alto do Brasil, surgiundo no nome Pico da Bandeira (2.892m). Até o ano de 1968, foi considerado o ponto mais elevado do Brasil, perdendo o titulo para os picos: Neblina(3014m) e 31 de Março (2992m) após nova demarcação na fronteira brasileira com a Venezuela.

OgAAACBPb xuaeMtBJdf77ZOiUq9aB2I7l HB5ExjSdnHnu2og2xpOwQsNX0ZZbSI7iBJDSF7EadNvuFILLteo64Am1T1UJJhx8OGhnDZ20KagNeWs1Vg4PFQ

Históricamente no ano de 1967 o MNR (Movimento Nacionalista Revolucinário) promoveu um levante armado, denominado a “Guerrilha do Caparaó” com grande repercussão nacional, que segundo historiadores foi idealizado por Leonel Brizola e pratocinado pelo estadista cubano Fidel Castro

alto-caparao-19-09-09-162

Origem do Nome:

Segundo alguns historiadores, a palavra Caparaó é indígena e significa “Águas que rolam das Pedras”.
Existe uma lenda que contradiz a história, atribuído a seguinte estória: Existiu no campo hoje o parque, um boi muito bravio, chamado Ó, que afugentava quem tentasse capturá-lo. Fez-se um mutirão entre os boideiros e depois de muitos dias e de lutas, conseguiram vencê-lo e como prova de tal bravura, resolveram castrá-lo. Logo surgiu o boato: “Caparam o Ó”.

  • Localização: Situa-se na divisa de Minas Gerais com Espírito Santo, abrangendo, em sua maior área, parte da região sudoeste capixaba.
  • Altitude: 997 metros na sua cota mais baixa, atingindo 2.890m no Pico da Bandeira.
  • Clima: A região possui temperaturas amenas, entre 19 e 22ºC. Nos locais mais elevados, durante os meses de junho e julho, são frequentes mínimas que podem atingir 4º C negativos sendo comum a ocorrência de geadas. O período de novembro a janeiro apresenta-se mais chuvoso e de abril a setembro ocorre intensa estiagem no local.
  • aut 7615-1
  • Vegetação: Mata Atlântica e Campos de altitude. A Mata Atlântica possui a maior biodiversidade encontrada no país, sendo um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta. Destacam-se espécies como angicos, quaresmeiras, palmeiras, jequitibás e várias outras exclusivas desse ecossistema. Nas regiões mais altas, predominam espécies adaptadas às peculiaridades locais tais como, solos pedregosos, frio intenso, geadas e formação de crostas de gelo.
  • Hidrografia: A rede de drenagem do Parque é caracterizada por inúmeros rios perenes de pequeno e médio porte. Seu principal divisor de águas é constituído pelas cordilheiras Três Lagoas e dos Calçados.
  • Fauna: O Parque Nacional do Caparaó é o refúgio de preciosas espécies da fauna brasileira sobreviventes da ação predatória do homem. Entre sua população de animais podem ser encontradas espécies ameaçadas de extinção como a onça pintada, a jacutinga, o gavião-real, a anta e o macuco. São conhecidas 350 espécies de aves (tangarás, saíras, sabiás-laranjeira, tucanos, etc), 67 espécies de mamíferos (cachorro do mato, lobo-guará, mão-pelada, jacutinga, macaco-prego, etc), mais de 50 mil espécies de insetos, répteis e 64 espécies de anfíbios.

g pico20do20cristal4

História

Os primeiros habitantes da região foram os índios Carajás. Em 1928, chegou e adquiriu terras no local Francisco Valério. Nessa ocasião, as terras do campo eram bastantes desconhecidas e sem títulos de propriedade. Isso atraiu grandes criadores de gado para o campo.
Alto Caparaó tem sua origem em um povoado organizado por volta do ano de 1900, por descendentes de alemães. Em 1948 sua população girava em torno dos 600 moradores que ocupavam 80 casas.

Comentários