Brumadinho


Passei Brumadinho 073

Na cultura de Brumadinho, você ainda encontrará desdes o congado de comunidades como a de Sapé até a arte contemporânea do Instituto Inhotim, da cerâmica anagama de origem japonesa as bandas centenárias, santuários católicos e budistas.

7
No interior do município o destaque está na natureza exuberante e nas fazendas produtoras de mexerica polkan, de cachaça artesanal, de leite e derivados que perpetuam seu caráter rural.
Todo este patrimônio é cercado por belas serras que emolduram o Vale do Paraopeba. A serra da Moeda, trilhas, cachoeiras, parque rural e arquitetônico de grande relevância e uma gastronomia diversificada oferecem um singular cenário a diversas pousadas”

brumadinho071

O centro de Brumadinho fica a 50 km da capital Belo Horizonte, podendo-se chegar pela BR040 ou pela rodovia Fernão Dias, sentido São Paulo. Brumadinho tem aprox. 30 mil habitantes e destaca-se como o melhor clima da grande Belo Horizonte.

O nome Brumadinho deve-se a estar próximo a cidadezinha de Brumado Velho na qual os Bandeirantes, segundo a história do município, colocou este nome devido as brumas (neblina) que se formavam e até hoje se formam no período da manhã em toda região.

2646484
Principais pontos Turísticos de Brumadinho:
*CAT (centro de atendimento ao Turista – Casa da Cultura fica em brumadinho mesmo : (31) 3571-3906

img0565
*Inhotim (Brumadinho): A maior exposição de arte contemporânea a céu aberto do planeta! Um jardim botânico com mais de quatro mil espécies vegetais e a maior coleção de palmeiras do mundo e um programa de inclusão social reconhecido mundialmente.

caption
Principais pontos Turísticos nos distritos de Brumadinho:
– Distrito de Casa Branca (um capitulo a parte..distrito rico em restaurantes, prática de esportes, pousadas e cachoeiras)
– Parque Estadual da Serra do rola moça ( Distrito de Casa Branca): (31) 3581-3523: Aberto a visitação, o parque foi criado para proteger nascentes que abastecem a capital Belo Horizonte.
– Cachoeira da Ostra (Casa Branca)
– Verde folhas (Casa Branca)
– Centro de meditação Budista Nalandarama (Casa Branca)
– Clube ecológico estancia da cachoeira: (Casa Branca)
– TEMPLO BUDISTA | Chagdud Gonpa Dawa Drolmaa

inhotim4
A maior atração do templo é sem dúvida a possibilidade do turista meditar  gratuitamente aos sábados e domingos de 09:00 as 12:00.Além disso o templo possui construções sagradas, ao estilo da arquiterura tibetana.
-Distrito de Piedade do Paraopeba: (Vilarejo muito charmoso)  localizado no sopé da histórica Serra da Moeda, no município de Brumadinho. Distando cerca de 35 quilômetros da capital, o acesso é pela BR – 040.
( No distrito visitar: Igreja Nossa senhora da Piedade, cachoeira do carrapato, CAT – centro de atendimento ao turista).

images
Encosta da Serra da Moeda:
– Cidade de Moeda (não é distrito de Brumadinho mas vale como ponto turístico): Sede da primeira fundição clandestina de moedas falsas do País na época do Brasil-Colônia.
(Em Moeda visitar o calçadão histórico que ligava a cidade até Ouro Preto, Fazenda dos Martins que foi Tombada pelo IEPHA, erguida no século XVIII com sua capela barroca, a senzala e o pelourinho, estação de trem, cachoeiras do Paiolinho e Limoeiro) – Mas tem tudo no site indicado.

brumadinho

– Vôo Livre: (Encosta da serra da Moeda)
Possui decolagem dos 2 lados: de um lado, Moedinha, com 170 metros de altura. Do outro, Moedão, a admirável serra de 580 metros ao encontro do vale. Uma das paisagens mais bonitas da Região é a Serra da Moeda sem dúvida.
– Restaurante TOPO DO MUNDO (Encosta da Serra da Moeda): Localizado no alto da Serra da Moeda, a casa com um cardápio requintado e boa carta de vinhos. Ideal para quem gosta de gastar mais um pouquinho. O restaurante tem uma vista panoramica incrível e ao lado é onde o pessoal salta de vôo livre.
– Distrito de Palhano (Vários restaurantes, artesanato e pousadas)

– Haras Capitão Lucão: Hospedage e aluguel de animais, cavalgadas de lua cheia, aulas de equitação e espaços para festas.

Comentários