Santana do Riacho


 santana do riacho (2)

A flora é exuberante: pelo menos 10 espécies podem ser encontradas por metro quadrado e da sua diversidade é

santana do riacho (5)

comparável a das regiões mais ricas do mundo. Diversas delas são endêmicas ou restritas à cadeia do Espinhaço. Os tipos de vegetação se distribuem entre cerrado, mata de galeria ou ciliar, mata de capão e campo rupestre.

A fauna é exuberante com espécies raras de insetos e anfíbios. Várias espécies ameaçadas de extinção (lobo guará, cachorro do mato, veado campeiro, tamanduá bandeira) ainda são encontrados na Serra.
Em 1984 foi criado o Parque Nacional da Serra do Cipó com 34.000 hectares objetivando a proteção de sua flora, fauna, sítios arqueológicos e mananciais.

Em 1990 foi criada a APA – Área de Preservação Ambiental – Morro da Pedreira, um cinturão de 66.200 hectares ao redor do parque para uma proteção ainda maior das riquezas existentes: cachoeiras, corredeiras, “canyons”, piscinas naturais, pinturas rupestres, que muito enfeitam a região.

santana do riacho (12)
E todas estas diversidades e recursos naturais são alvo de quem busca aventura, esportes radicais ou apenas uma caminhada tranquila, um banho de cachoeira e um contato mais próximo deste verdadeiro prodígio da natureza.

No sopé da serra encontra-se o distrito Serra do Cipó (antigo Cardeal Mota), pertencente ao município de Santana do Riacho, a apenas 96km de Belo Horizonte / Minas Gerais.

santana do riacho (4)
O distrito da Serra do Cipó oferece infraestrutura adequada para receber visitantes. E a D’Elber Pousada está preparada para receber seus hóspedes.

ATRATIVOS NATURAIS:
Parque Nacional da Serra do Cipó
Cachoeira de Baixo: nas proximidades do travessão
Lagoa Azul
Canyon dos confins
Trilha dos escravos/mãe d’água
Alto do Palácio
Estátua do Juquinha
Travessão
Lapa da Sucupira
Lapinha
Cachoeira do cornélio
Usina Coronel Américo Teixeira
Grutas calcárias
Cahoeira da capivara
Pico do Breu
Cachoeira: Véu da Noiva
Cachoeira da Farofa
ATRATIVOS HISTÓRICOS / CULTURAIS:
Igreja Matriz de Santana
Estrada dos escravos

santana do riacho (11)
EVENTOS:
Festa da Padroeira Senhora de Santana: Julho
Festa do Divino: Setembro

santana do riacho (8)

História
No início de sua ocupação, o atual município de Santana do Riacho era denominado Riacho Fundo. A comunidade local conta, folcloricamente, que este nome e a sua ocupação se deveu a um Bandeirante, que ao parar para descansar próximo a um riacho, o achou fundo e resolveu denominar a região de Riacho Fundo. Este mesmo Bandeirante, por considerar o local farto em riquezas minerais, decidiu explorá-lo acabando por entrar em contato com a civilização indígena. Em um dia de caça, o Bandeirante encontrou-se com um índia e uma criança sozinhas que a acompanhava perdidas. O Bandeirante resolveu ajudá-las, acolhendo as duas. Entretanto, poucos meses depois, a índia morreu, sendo que o Bandeirante teve que cuidar da criança sozinho. A indiazinha cresceu e ambos tiveram várias gerações de descendentes, sendo o início do povoamento da região.

santana do riacho (6)

Entretanto, o primeiro registro de exploração da região consta de 22 de maio de 1744, data quando foi concedida ao Sargento-mor Antônio Ferreira de Aguiar e Sá a região do Riacho Fundo, através de uma Carta de Sesmaria, tornando-se Fazenda Riacho Fundo, pertencente a Comarca de Serro Frio. A propriedade mantinha limites com Sabará, com Rio de Pedras, com a propriedade de José de Souza e com a propriedade de João Fragoso, denominada Serra da Lapa. O licenciado Antônio Ferreira de Aguiar e Sá foi, pois, o primeiro povoador, reconhecido pela lei, do local onde está hoje a cidade de Santana do Riacho.

santana do riacho (7)
A Serra do Cipó está localizada a 90 quilômetros a nordeste de Belo Horizonte, logo depois da cidade de Lagoa Santa, na região sul da Serra do Espinhaço, no divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Doce, estado de Minas Gerais, Brasil
É um dos conjuntos naturais mais exuberantes do mundo. Sua história geológica é complexa e data do período pré-cambriano, com suas rochasarenosas que foram formadas por depósitos marinhos há mais de 1,7 bilhão de anos.

santana do riacho (10)
A diversidade da sua vegetação é altíssima, e muitas espécies são encontradas somente ali. A fauna é representativa e abriga várias espécies ameaçadas de extinção. Para preservar este patrimônio natural, foi criado o Parque Nacional Serra do Cipó. São ao todo cem mil hectares decerrados, campos rupestres e matas, além de rios, cachoeiras, cânions, cavernas e sítios arqueológicos preservados.
Localizado na região, o distrito de Serra do Cipó (antigo Cardeal Mota) se situa na bacia do Ribeirão Soberbo, tributário da bacia de drenagem do Rio Cipó, que dá nome à região. Pertence ao município de Santana do Riacho, cujo acesso se dá por estradas de terra batida em um trajeto de aproximadamente 30 quilômetros. Pela proximidade com o Parque Nacional, faz parte da região circunscrita à Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira.

Fungo laranja, indicador de índice de ar puríssimo, encontrado em pedras na Serra do Cipó
O distrito de Serra do Cipó é cortado pela rodovia estadual MG-010, asfaltada em 1985, que o liga a Belo Horizonte e o articula com outras cidades do norte de Minas.
A transformação da Serra do Cipó vem se processando rapidamente, principalmente após a criação do Parque Nacional. A infra-estrutura para o turista conta hoje com estabelecimentos comerciais, inúmeros hotéis e pousadas, áreas de camping estruturadas.

Em geral é a beleza e pureza das águas que atraem o maior número de visitantes. Em decorrência do relevo acidentado observa-se a freqüente formação de cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais, que mantêm o seu volume de água constante durante quase todo o ano devido ao aspecto areno-rochoso do solo. Típicos também da região são os cânions, gargantas sinuosas e profundas que abrigam cachoeiras e poções em seu interior.
Uma das figuras mais conhecidas da Serra do Cipó é o lendário Corujão da Serra, o chamado Juquinha, cuja memória foi homenageada pela prefeitura com uma imponente estátua.

Comentários