Itatiaia


75 rj pt picoagulhas g

Localizado no município de Itatiaia, o Pico das Agulhas Negras tem 2.792 metros de altura, sendo o ponto culminante do estado do Rio de Janeiro e a oitava montanha mais alta do Brasil.

O pico fica no Parque Nacional de Itatiaia. De seu cume, é possível avistar vários pontos da região, como a Represa do Funil, a Serra Fina e o Vale do Paraíba. O lugar é bastante procurado por turistas, que procuram se hospedar nos hotéis das redondezas durantes os meses de inverno, quando as temperaturas chegam a -10º C. A zona também é frequentada por aventureiros, que acampam próximos ao pico para a prática de esportes radicais, tais como alpinismo, trekking e rapel.

TRÊS PICOS

morrodocouto g

Localizado na Serra do Palmital, Três Picos é uma formação de 3 morros, próximos uns dos outros, com aproximadamente 1.800 m de altitude. A vegetação do topo é rasteira devido a quantidade de rochas existentes, mas em torno da base é bastante alta e densa. Há uma trilha de acesso, através da floresta, onde encontram-se macacos, várias espécies de pássaros e plantas exóticas. No caminho de acesso ao Pico está a Toca das Andorinhas e a Cachoeira do Rio Bonito.
mystique
Localização – Parque Nacional de Itatiaia – Serra do Palmital

Acesso – A partir do Museu da Fauna e Flora (Marco Referencial do Parque Nacional de Itatiaia), toma-se a esquerda, percorrendo-se 2,5 km até o Hotel Simon. Do Hotel caminha-se mais 7 km, por trilha, até o sopé desse atrativo.

guia de pousadas em visconde de maua e pousadas em penedo itatiaia 96635323990344485

Pontos Turísticos

Cachoeira Itaporani – Possui uma piscina natural com águas esverdeadas, é bem fundo por isso deve se tomar cuidado. Para descansar ao redor da cachoeira existem pedras “aconchegantes” para aquele cochilo em meio a natureza.

itatiaia

Cachoeira Véu de Noiva – A partir da portaria do parque, o acesso até a cachoeira é rápido, no máximo 10 minutos de caminhada. A queda de 40 metros sobre um poço atrai muitos turistas.

Cascata e Piscina do Maromba – Localizado ao lado da ponte do rio Campo Belo e de algumas trilhas para acesso a outras cachoeiras, o Maromba é bastante visitado por possuir um poço tranqüilo e de verde transparência, excelente para se refrescar.

20120615 152123 g

Esportes Radicais

 ESCALADA

Podemos considerar o planalto do Itatiaia como um dos paraísos do alpinismo de nosso país. Existem mais de cem vias grampeadas para todos os níveis, iniciantes ou experientes. Para os conquistadores é um prato cheio. Muitas vias ainda podem ser abertas.

Parque-Nacional-Itatiaia-290x160

MOUNTAIN-BIKE

O primeiro roteiro é a travessia da Serra Negra/Bocaina de Minas/Visconde de Mauá. Seu acesso é feito logo depois do Brejo da Lapa, à direita, rumo ao Abrigo dos Lobos.
Bike – para bicicleta é bastante cansativo. São necessários dois ou três dias de acordo com o preparo do ciclista.

A segunda opção é uma trilha um pouco antes do hotel Alsene, que marca a travessia a pé até Visconde de Mauá.
Bike – com um bom preparo e carregando a bicicleta em alguns trechos, é possível chegar em Visconde de Mauá em apenas um dia.

itatiaia-national-park

OFF-ROAD

O primeiro roteiro é a travessia da Serra Negra/Bocaina de Minas/Visconde de Mauá. Seu acesso é feito logo depois do Brejo da Lapa, à direita, rumo ao Abrigo dos Lobos.
Jipe ou Moto – O percurso é relativamente tranqüilo. Mas o visual é recompensador. Para jipe pode ser um pouco mais complicado no período de chuvas.

A segunda opção é uma trilha um pouco antes do hotel Alsene, que marca a travessia a pé até Visconde de Mauá.
Moto – em alguns trechos a passagem será um pouco complicada, mas com uma boa dose de aventura é possível vencer o desafio.

Jipe -. O percurso de ida é o mesmo de volta. Em um determinado trecho não há mais passagem para o jipe. O ponto final fica às margens do rio Airuoca.

par1

TREKKING

O Trekking mais comum da parte baixa do parque é nos Três Picos e no Véu da Noiva. Mas também há pessoas que sobem ou descem o leito do rio Campo Belo pelas pedras. É preciso muito cuidado. Existem outras opções.

História

A cultura cafeeira nesta região teve um relativo sucesso. Todavia, ao final do século XIX, com o declínio dessa atividade, sua população passou a dedicar-se a pecuária, o que perdura até hoje, embora mais recentemente tenha apresentado um significativo crescimento industrial.

A elevação de Itatiaia à categoria de município só veio a ocorrer em 6 de julho de 1988, através da lei n° 1330, sendo desmembrado do município de Resende.

Comentários