Campinhas


Mas a cidade cresceu e o progresso afastou as belas andorinhas nos anos 50, que se tornaram um dos símbolos mais importantes da cidade e inesquecíveis na memória dos moradores mais antigos.
campinas (2)
Hoje, a Campinas do presente, que é um dos centros tecnológicos e econômicos mais importantes do país, ainda preserva uma parte de sua história nas calçadas de mosaico português com desenhos de andorinhas voando. Possivelmente, esse diálogo vivo e harmonioso entre o passado e o futuro seja a melhor surpresa que Campinas reserva aos seus visitantes.
campinas (3)
Conhecer a cidade é descobrir que sua história vem aos poucos sendo recuperada com projetos de revitalização e que seus distritos guardam ainda, com muito encanto, a tranquilidade típica do interior, porém, o que sugere ser uma combinação perfeita, com toda a estrutura de serviços, facilidades e dinamismo de uma grande cidade.
campinas (4)
Atualmente, Campinas possui um milhão de habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa do estado de São Paulo, ficando atrás apenas de Guarulhos e da capital. Com um aeroporto internacional, o Viracopos, é também o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento do país e a décima cidade mais rica do Brasil, sendo responsável por 10% de toda a produção científica nacional.
campinas (5)
A descoberta por essa cidade vibrante merece começar pela região central, onde estão os prédios centenários que contam a história da vila produtora de café à grande metrópole, e deve ser feita ao modo antigo: a pé. O passeio se estende por belíssimos parques de áreas verdes e pelos charmosos distritos e fazendas da região, tendo até, no meio do caminho, uma agradável viagem de maria-fumaça.

Definitivamente, Campinas vale mais que fim de semana todo de passeio. Com certeza, se as andorinhas voltassem iriam descobrir uma nova cidade, mas reconheceriam o encanto que um dia as trouxe, pois ele ainda está por todos os lados desta bela cidade.

Comentários